Cursos

  • CURSO TÉCNICO EM RADIOPROTEÇÃO INDUSTRIAL - 40 HORAS/AULA

  • Voltar

Descrição

Área de Atuação: Medidores Nucleares fixos e móveis, Traçadores Radioativos e Técnicas Analíticas (para certificação do Substituto Eventual do Supervisor de Proteção Radiológica)

Carga Horária: 40 horas/aula realizadas In Company ou na sede da Ometto.

Conteúdo Programático: Fundamentos da Física Atômica e Nuclear; Princípios de Dosimetria e Radioproteção; Instrumentação – Medição; Efeitos Biológicos; Normas e Legislação; Procedimentos e Registro; Plano de Radioproteção; Preparo, uso e manuseio de fontes radioativas; Transporte de Materiais Radioativos; Práticas simuladas de acordo com a aplicação do cliente.

Requisitos para Certificação: O candidato deve possuir diploma de curso de nível superior de graduação (Bacharel, Tecnólogo ou Licenciado) reconhecido pelo Ministério da Educação, nas áreas biomédica, científica ou tecnológica. A formação acadêmica do candidato deve ser compatível com a área de atuação pretendida. Diplomas de graduação em nível superior expedidos por universidades estrangeiras devem ser revalidados por uma universidade pública brasileira que tenha curso do mesmo nível e área equivalente (vide §2º do artigo 48 da Lei 9394, de 10/12/1996).

Formação de Reciclagem: Em cumprimento as Normas vigentes da Comissão Nacional de Energia Nucelar os cursos técnicos poderão ser aplicados também para reciclagem de membros do serviço de radioproteção,  sendo aplicados com a carga horária de 2, 8 ou 16 horas/aula de acordo com o estabelecido no Plano de Proteção Radiológica da Instalação. 

    

PRINCIPAIS CLIENTES